12/05/2017

Vereadores fazem indicações provenientes de visitas a unidades de saúde

Saúde

Os vereadores Juliano Alves da Silva, Filipe Carielo, Sandro Pescador e Angela Vitor pedem ao setor responsável da prefeitura a imediata aquisição de materiais para curativos e medicamentos como pomada Kollagenase, Sulfadiazina e soro fisiológico, de uso imprescindível para as Estratégia Saúde da Família (ESF) e que estavam em falta na unidade do Rosário.

Visita a ESF do Rosário

Por meio de requerimento, eles pedem informações a respeito do tratamento odontológico gratuito no município. Os vereadores querem saber – e assim poder informar à população – como funcionará o atendimento do dentista nas ESF, dias e horários de atendimento desse profissional em cada unidade de saúde; o que aconteceu com o programa “Política Nacional de Saúde Bucal”– do Governo Federal; e quais medidas serão tomadas pelo Executivo para garantir a promoção, prevenção e recuperação gratuitas da saúde bucal da população carmelitana.

Outros questionamentos dos edis são sobre o que foi feito com o imóvel onde funcionava a ESF que atendia a zona rural, denominada pelos usuários de “Risoletinha”. E também querem saber o destino do aparelho de ultrassom e do gerador de energia depois que ocorreu a transferência do pronto atendimento para o Hospital São Vicente de Paulo. De acordo com o edil Filipe Carielo esses aparelhos, juntos, valem mais de 100 mil reais.

Visita ao Risoleta

Outra solicitação dos vereadores sugere que o Departamento de Saúde estude a possibilidade de montar um organograma das ações/atividades de todas as unidades da área para ser distribuído à população e afixado em todas as unidades de saúde do município. Assim, qualquer funcionário pode fornecer informações corretas aos usuários da Atenção Básica. Tal medida visa facilitar a comunicação entre o Departamento de Saúde, as unidades de saúde e seus usuários.

Por fim, eles pedem a transferência do almoxarifado da Saúde para um local mais adequado à guarda e conservação dos materiais utilizados nas diversas unidades de atendimento. Em visita ao atual almoxarifado, os vereadores constataram que o local é impróprio para armazenamento e preservação de tais produtos. No mesmo dia, eles estiveram no ESF do Rosário, no posto de Saúde Risoleta e no almoxarifado. As visitas dos edis aos mais variados setores do município são constantes a fim de acompanhar o trabalho que vem sendo feito em cada departamento.