06/12/2010

Presidente da Câmara se reúne com moto-taxistas

O presidente da Câmara, Filipe Carielo (PTB), reuniu-se na manhã desta segunda-feira (06) com representantes de empresas de moto taxi e de estabelecimentos que possuem o serviço de moto-entrega. A intenção do presidente foi ouvir os envolvidos antes de colocar em 2ª votação o projeto de lei, vindo da Prefeitura, que regulamenta esses serviços. O projeto de Lei nº 048 estabelece o número máximo de uma moto-taxi para cada mil habitantes e uma moto-entrega para cada dois mil habitantes. Hoje Carmo do Rio Claro possui 20 mil moradores, numero que permitiria a veiculação de 20 moto-taxi. No entanto, a cidade possui duas empresas que oferecem o serviço, cada uma com três motos, e os proprietários relataram que essa quantidade está conseguindo atender o município. Para evitar superlotação e prejuízo a sugestão vinda da reunião pede o aumento do número de pessoas por moto. Ficaria uma moto-taxi para cada 1.500 habitantes reduzindo o número de transporte para 13. Dessa forma as empresas podem crescer ou novas empresas podem se instalar sem saturar o mercado. Quanto a estipulação de quantidade para moto-entrega, os comerciantes pediram que não haja limite para o comércio, destacando a importância do serviço para atender a comunidade. Eles concordam com a restrição em casos de empresas terceirizadas, serviço que ainda não existe no município. DPVAT Outra alteração no projeto acaba com a taxa de seguro que exigia um pagamento de aproximadamente R$ 2.000 por moto. Essa taxa foi retirada, porque segundo o projeto, o DPVAT (Seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre) já cobre acidentes. Então para se isentar do pagamento da taxa de seguro os proprietários devem apresentar comprovante de quitação do DPVAT.