24/03/2021

Inscrições abertas para o Parlamento Jovem

Ensino Médio

Pela 1ª vez, a Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro integra o Parlamento Jovem de Minas (PJ/MG), uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais de todo estado. As inscrições estão abertas para jovens carmelitanos participarem dessa experiência que proporciona crescimento pessoal e coletivo por meio de uma formação política e cidadã.

As inscrições são online pelo link: https://forms.gle/x2HcPegS46g83juq9, e o Parlamento Jovem é destinado a estudantes do Ensino Médio das redes públicas e privadas. Tem como objetivo estimular, por meio de atividades, a compreensão da organização dos Poderes, principalmente do Legislativo, e da importância da participação popular no Parlamento. Para isso, são propiciados espaços para vivência em situações de estudos, pesquisas e debates, sempre prezando pelo respeito às diferentes opiniões.

Por causa da pandemia da covid-19, muitas das atividades serão online e todos os cuidados serão tomados para proteger os participantes quando os eventos presenciais forem possíveis. As propostas mais bem desenvolvidas têm a chance de serem apresentadas em plenária que será realizada na Assembleia Legislativa de MG. O tema deste ano é Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável.

Parlamento Jovem

 

A participação da câmara carmelitana no PJ/MG é uma iniciativa do presidente da Câmara Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista) e do vereador Lucas Carielo, autores da lei aprovada no início do ano que institui o projeto no âmbito do Legislativo. A coordenação do Parlamento Jovem em âmbito municipal é da servidora Luana Santos Terra. Ela também está a frente do projeto Câmara Mirim, instituído por uma lei do presidente Marcos do Joaquim Batista em seu primeiro mandato como vereador, e voltado para estudantes do Ensino Fundamental II.