Carregando...
Siga-nos nas Redes Sociais
Câmara Mirim

Projeto Câmara Mirim

O projeto Câmara Mirim da Câmara de Carmo do Rio Claro teve início em 2013. A primeira cerimônia de posse ocorreu no dia 22 de agosto com nove vereadores mirins, mesmo número do Legislativo carmelitano. A implantação do projeto foi uma iniciativa do vereador da época, Sr. Antônio Marcos Esteves. A Câmara Mirim busca promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade e possibilitar aos vereadores mirins a experiência e o despertar para a importância da participação política, contribuindo para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos da política brasileira.

Os vereadores mirins reúnem-se uma vez ao mês, seguindo os moldes das sessões ordinárias realizadas semanalmente. Dessa maneira, podem fazer indicações, apresentar requerimentos e projetos que são encaminhados ao Poder Executivo depois de aprovados em plenário. Todas as reuniões contam com a participação de um convidado que, ao fim da sessão, discorre sobre algum tema importante para a formação dos pequenos edis. Assim, eles aprendem mais sobre o Poder Legislativo, a Constituição, as relações entre o poder público e a comunidade, política e cidadania.

Todas as escolas da cidade participam do Projeto Câmara Mirim. Cada uma é responsável pela eleição de um vereador mirim, com exceção da Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães que, por ser a que contém mais alunos, elege dois representantes. As eleições são feitas nas próprias escolas e todos os alunos votam no candidato de sua preferência.

Além do Monsenhor Mário, também participam do projeto as escolas Taquaral, Santa Luzia, São José (Furna), Lídio José Marques (Distrito da Vilelândia), Geraldo Andrade Vilela, Colégio Vencer e Instituto de Educação e Cultura – IEC.

Cada mandato tem duração de um ano e os vereadores mirins, além de se reunirem para as sessões ordinárias, são instigados a conhecer as instituições beneficentes da cidade, já visitaram a Assembleia Legislativa de Minas e participam anualmente da Gincana Regional do Saber, uma competição que estimula os participantes a aprender a Constituição Federal fazendo-os conhecedores de seus direitos e deveres.

PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO CARMO DO RIO CLARO
Rua Monsenhor Mário, 365 - CEP 37.150-000
Telefones: (35) 3561-3613 . (35) 3561-3730 . Telefax: (35) 3561-2390