Carregando...
Siga-nos nas Redes Sociais
Câmara Mirim

Projeto Câmara Mirim

O projeto Câmara Mirim da Câmara de Carmo do Rio Claro teve início em 2013. A primeira cerimônia de posse ocorreu no dia 22 de agosto com nove vereadores mirins, mesmo número do Legislativo carmelitano. A implantação do projeto foi uma iniciativa do vereador da época, Sr. Antônio Marcos Esteves. A Câmara Mirim busca promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade e possibilitar aos vereadores mirins a experiência e o despertar para a importância da participação política, contribuindo para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos da política brasileira.

Os vereadores mirins reúnem-se uma vez ao mês, seguindo os moldes das sessões ordinárias realizadas semanalmente. Dessa maneira, podem fazer indicações, apresentar requerimentos e projetos que são encaminhados ao Poder Executivo depois de aprovados em plenário. Todas as reuniões contam com a participação de um convidado que, ao fim da sessão, discorre sobre algum tema importante para a formação dos pequenos edis. Assim, eles aprendem mais sobre o Poder Legislativo, a Constituição, as relações entre o poder público e a comunidade, política e cidadania.

Todas as escolas da cidade participam do Projeto Câmara Mirim. Cada uma é responsável pela eleição de um vereador mirim, com exceção da Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães que, por ser a que contém mais alunos, elege dois representantes. As eleições são feitas nas próprias escolas e todos os alunos votam no candidato de sua preferência.

Além do Monsenhor Mário, também participam do projeto as escolas Taquaral, Santa Luzia, São José (Furna), Lídio José Marques (Distrito da Vilelândia), Geraldo Andrade Vilela, Colégio Vencer e Instituto de Educação e Cultura – IEC.

Cada mandato tem duração de um ano e os vereadores mirins, além de se reunirem para as sessões ordinárias, são instigados a conhecer as instituições beneficentes da cidade, já visitaram a Assembleia Legislativa de Minas e participam anualmente da Gincana Regional do Saber, uma competição que estimula os participantes a aprender a Constituição Federal fazendo-os conhecedores de seus direitos e deveres.

 

 

Alícia Damasceno de Oliveira
Alícia Damasceno de Oliveira

A Presidente Mirim Alícia Damasceno de Oliveira estuda no 9º ano da Escola Municipal Santa Luzia. Ela nasceu no dia 17 de julho de 2002 e tem 15 anos. Decidiu ser candidata pois a seu ver não esta apenas representando sua  escola e comunidade e sim exercendo uma função voluntária para com as pessoas de todo o município, levando para a Câmara tudo o que consiste em melhorias e benefícios para todos. Ressalta também que vem cada vez mais adquirindo conhecimentos e tendo uma visão ampla e totalmente diferente de como pensava antes. “É um período de descobertas, de alegrias e momentos em constante união para o bem comum. Escolhi ser candidata a Vereadora Mirim, pois sabia que tal feito me tornaria uma pessoa melhor, uma cidadã melhor.”

 

 

Rafael Freitas dos Santos
Rafael Freitas dos Santos

O Vice-Presidente Mirim Rafael Freitas dos Santos estuda no 8º ano da Escola Estadual Monsenhor Mario Araújo Guimarães. Ele nasceu no dia 13 de outubro de 2003 e tem 13 anos. Se candidatou a vereador porque quer a fazer a diferença e acredita que com esforço conseguirá modificar de forma positiva, não só o ambiente em que frequenta, mas todos os lugares possíveis. “Não apenas ser um vereador por ser.”

 

 

 

 

 

 

 

 

Luis Felipe Santos Martins
Luis Felipe Santos Martins

O Primeiro Secretário Mirim Luis Felipe Santos Martins estuda no 7º ano do Colégio Vencer. Ele nasceu no dia 07 de março de 2005 e tem 12 anos. Quer ser Vereador Mirim pois quer fazer a diferença na nossa cidade. “Quero ajudar as pessoas e poder apontar pontos negativos e necessidades que acho que podem ser melhorados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dalila Vitória Piovesan Figueiredo
Dalila Vitória Piovesan Figueiredo

 

A Segunda Secretária Mirim Dalila Vitória Piovesan Figueiredo estuda no 7º ano da Escola Estadual Geraldo de Andrade Vilela. Ela nasceu no dia 22 de março de 2005 e tem 12 anos. Candidatou à vereança mirim para ajudar mais sua escola e seu bairro e para fazer o melhor para a nossa cidade. “Também me candidatei para tentar ajudar aqueles que precisam, quero fazer muitas doações..”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Laura Vitória Soares Silva
Laura Vitória Soares Silva

 

A vereadora mirim Laura Vitória Soares Silva estuda no 8º ano da Escola Municipal São José. Ela nasceu no dia 20 de agosto de 2003 e tem 13 anos. A vontade de melhorar a cidade foi o que a motivou a se candidatar novamente para o programa. Este é o segundo mandato da vereadora, sendo o primeiro em 2015. “Fico feliz em representar minha escola e poder ajudar a cidade.”

 

 

 

 

 

 

 

Maryana Fernandes Xavier
Maryana Fernandes Xavier

A vereadora mirim Maryana Fernandes Xavier estuda no 8º ano da Escola Estadual Monsenhor Mario Araújo Guimarães. Ela nasceu no dia 22 de março de 2003 e tem 14 anos. Uma das inspirações para entrar na política mirim, foi sua irmã Isabella que também foi vereadora mirim no ano de 2015. “Sempre gostei de política, como vereadora tenho a intenção de ajudar a população Carmelitana, escolas estaduais, e tudo que envolve nossa comunidade. 

 

 

 

 

 

 

 

Helen Marques Vilela
Helen Marques Vilela

A vereadora mirim Helen Marques Vilela estuda no 7º ano do Instituto de Educação e Cultura-IEC. Ela nasceu no dia 07 de março de 2005 e tem 12 anos. Se candidatou a vereadora mirim por que achou uma boa oportunidade de estar por dentro das coisas que acontecem em nossa cidade, e também poder dar opiniões, fazer propostas e projetos que melhorem cada vez mais o nosso município. “Dentre outras coisas, me candidatei também, para poder desde cedo ajudar nossa comunidade.”

 

 

 

 

 

 

João Antônio Soares Pimenta Mendonça
João Antônio Soares Pimenta Mendonça

O vereador mirim João Antônio Soares Pimenta Mendonça estuda no 7º ano do Colégio Vencer, no entanto, foi eleito pela Escola Municipal do Taquaral, mudou de escola no meio do ano letivo, mas o Regimento Interno da Câmara Mirim permiti a continuação do mandato do vereador desde que a escola participe do programa. Ele nasceu no dia 15 de junho de 2004 e tem 13 anos. Decidiu ser vereador mirim para contribuir principalmente com o Taquaral, a escola da sua comunidade, onde desde ano passado ajuda levando frutas, verduras, ovos e mudas para plantação. “Não imaginava ser vereador mirim um dia, mas além dos conhecimentos que vou ter, senti necessidade de ajudar minha escola, então quando surgiu a oportunidade eu aceitei na hora porque eu queria trazer melhorias, dou muito valor a escola e a minha comunidade.”

PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO CARMO DO RIO CLARO
Rua Monsenhor Mário, 365 - CEP 37.150-000
Telefones: (35) 3561-3613 . (35) 3561-3730 . Telefax: (35) 3561-2390